Blog

#ikeahack do mais simples que há!

Escrito em 04 de dezembro de 2020

#ikeahack do mais simples que há!

#ikeahack do mais simples que há que tinha aqui para vos mostrar!

Cadeiras são aquela peça de mobiliário que geralmente me criam mais duvidas na altura da escolha - a altura do assento, o tipo de conforto consoante o fim a que está destinada, o material, a cor... mas, principalmente, a qualidade vs. preço em que parece quase nunca haver um equilíbrio! Já alguém passou por isso?

Arrisco-me a dizer que, por desvalorizarmos a sua função, é muito fácil associarmos as cadeiras a um objecto caro em comparação com outros tipos de mobília. Ainda para mais quando, geralmente, não compramos apenas uma!

Por esse motivo, quase em cima da data do primeiro workshop aqui na Mesque, ainda não tinha cadeiras suficientes para que todos os alunos se pudessem sentar!
Tinha umas debaixo de olho mas, quando as fui comprar, já tinham esgotado. Por isso, tive que repensar a minha escolha.

Não encontrava nenhumas que me enchessem as medidas, por isso optei pelo modelo IVAR do Ikea. Porquê? Pela sua versatilidade e simplicidade e pela segurança que, mais para a frente, podia facilmente alterá-las a meu gosto.

Na altura ainda não tinha tudo composto por aqui mas, como são em pinho, ficavam bem em qualquer lado! E há medida que as coisas se foram compondo, percebi o que queria fazer com elas: pintá-las apenas de uma cor, que fosse versátil o suficiente caso mais tarde queira fazer alterações à decoração.

Usei as tintas Annie Sloan - claro! - que para além de uma variedade enorme de cores - já vos disse que são 44?! - facilitaram todo o processo: duas demão de tinta, lixar suavemente com as lixas reutilizáveis, cera transparente para o acabamento e voilà! Sem pré lixamento ou primário!

As cadeiras IVAR são tão versáteis que, na altura de escolher o que fazer com elas tive mil e uma ideias e foi uma alteração tão simples que, quando a estava a fazer até apetecia inventar mais um bocadinho mas.. kept it simple (pelo menos por agora!)

E por falar nisso, quem é que aproveitou a Buy Back Friday do Ikea? Valeu a pena? Se é para consumir - que coisa difícil no ikea! - pelo menos que seja de uma forma um bocadinho mais consciente certo? Achei incrível a iniciativa!

Vou deixar no destaque 'Restyling' muitas outras ideias que podem tornar as vossas cadeiras de casa em peças ÚNICAS - e uma delas até é sugerida pelo próprio Ikea! - porque o restyling de móveis não tem que ser aplicado apenas aos móveis antigos!

Para o restyling destas cadeiras usei a chalk paint Chateau Grey da Annie Sloan, a lixa mais fina do pack de lixas reutilizáveis da marca e a Clear Wax também da Annie Sloan. Tudo disponível aqui na loja online da Mesque!