Blog

Calçada da Ajuda, 240

Escrito em 25 de abril de 2020

Calçada da Ajuda, 240

A Mesque é um projecto que começou há alguns anos, mas, por voltas que a vida dá, esteve em modo stand by.

Durante esse tempo, amadureceu, renovou-se e surge agora num espaço que, também ele, está a ter uma nova oportunidade.

Localizado na Calçada da Ajuda, o atelier situa-se quase a chegar ao Palácio Nacional da Ajuda, que passados mais de 220 anos está a ser terminado.

Dizem os arquivos da Câmara Municipal de Lisboa que, muito provavelmente, este espaço era uma das habitações de quem lá trabalhava.

Pouco se sabe sobre a história que viveu nos entretantos - não havia uma planta que batesse certo com o que aqui havia! - até há cerca de 50 anos, quando foi aqui instalada uma estância de materiais de construção. Com improvisos para arrumação e, nos últimos anos, a dividir o espaço com uma pequena frutaria, a primeira vez que aqui entrei senti-me num labirinto, sem saber para que lado me virar.

Mas há medida que foi sendo esvaziado, cada recanto ia revelando mais um pouco do que aqui se viveu.

São várias as camadas de tinta nas paredes, o desgaste do antigo chão de pedra e até um forno de lenha, com o interior em tijolo de burro e uma pesada (pesadíssima!) porta de ferro, encontrámos durante as obras, tapado por uma parede.

E como são estas memórias que tornam únicos sítios como este, está a dar um gozo enorme preservar este bocadinho de história.

Como o mundo abrandou, ainda não está acabado, mas façam-me companhia desse lado e acompanhem tudo desde o início!

Até já,

Raquel