Blog

Alerta bicho da madeira ⚠️ (dica que nos pode poupar horas de trabalho no restyling de uma peça!)

Escrito em 06 de novembro de 2020

Alerta bicho da madeira ⚠️ (dica que nos pode poupar horas de trabalho no restyling de uma peça!)

Alerta bicho da madeira ⚠️

Durante muito tempo, se me aparecesse uma peça com bicho da madeira, eu dava-me ao trabalho de pôr Xilophene em cada buraquinho, com uma seringa, depois pincelava o produto na peça toda, embrulhava a peça em película aderente, deixava de parte uma semana e, por fim, era rezar que aquilo funcionasse.

E digo rezar porque nunca conseguimos ter 100% de certeza que o líquido chegou a todas as partes da peça que têm bicho.

Os buraquinhos que vemos por fora, não mostram na realidade que parte das peças estão afectadas. Os túneis que entretanto podem já se encontrar dentro da madeira, maioria das vezes não são visíveis no exterior.

É importante que o produto fique empregnado em toda a peça, não só para extinguir bichos que possam existir, mas também para prevenir que possíveis ovos que lá existam possam eclodir.

Porque tudo o que nós não queremos, é que uma nova praga, para além de afectar uma peça, possa espalhar-se por outras que estejam na sua proximidade.

Só desisti deste processo todo - que leva muuuito tempo! - um dia em que me apareceu aqui uma peça já muito danificada pelo bicho da madeira.
Não sei por alma de quem - aqueles mitos que criamos na nossa cabeça 🤷🏽‍♀️ - tinha ideia que colocar uma peça no expurgo era um balúrdio! Até que pedi um orçamento à Gaspurgo. E guess what? O que eu andava a perder!

O valor de expurgar uma peça, depende sempre do seu volume. Mas entre material, o tempo que perdemos e a certeza de que os móveis ficam livres de bicho, vale todos os cêntimos! E, bem feitas as contas, sai mais barato do que o processo que vos expliquei inicialmente.

E como é que funciona o expurgo? As peças são introduzidas numa câmara de gás durante uns dias, onde o produto que eles usam é absorvido pela madeira, chegando a toda a peça. Assim, temos a certeza que o problema fica realmente resolvido e poupamos muitas horas de trabalho!

Virei cliente regular (a pagar, não é nenhuma parceria!) porque o descanso que é saber que o problema fica resolvido é uma GRANDE segurança!

No que toca a bicho da madeira, sejam sempre implacáveis. Quando damos por nós, já está em todo o lado e, se por acaso chega a um pavimento de madeira ou à estrutura de um edifício, a dor de cabeça é beeeem grande!

Depois de vir do expurgo, já comecei a tapar os buraquinhos desta arca. Próximo passo é tirar as ferragens, limpar e começar a lixar a madeira. Tenho muito trabalho pela frente, mas acho que vai valer a pena! 🤩